Rezar o Santo Rosário junto ao Papa Bento XVI é agora possível para todos os fiéis que assim o desejarem, graças aos 4 CDs, um por cada série de mistérios, que Rádio Vaticano elaborou e colocou a disposição de quem desejar adquiri-los; e que também se podem obter na Livraria Editrice Vaticano.

O Pe. Federico Lombardi, Diretor da Sala Stampa da Santa Sé, explica em Rádio Vaticano que esta iniciativa "nasce como resposta a uma iniciativa que vinha dos ouvintes de distintas rádios católicas" que estavam acostumados a rezar o Rosário junto ao lembrado Servo de Deus João Paulo II.

"Nos últimos anos –prossegue o sacerdote jesuíta– o Papa João Paulo II não pôde recitar mais em direto o Rosário, mas como existiam distintos registros, então os ouvintes, os fiéis podiam usar as fitas, com a oração do Rosário guiado pelo Papa o que facilitava sua oração e sua devoção".

O Pe. Lombardi indicou logo que "com o novo pontificado, esta solicitude naturalmente se viu renovada, desejando rezar junto ao Santo Padre" e com estes CDs se responde ao fato de não ter tido "de por si um Rosário em uma forma suficientemente 'geral' para que seja apresentado como resposta aos distintos ouvintes, inclusive de línguas e nacionalidades diferentes. Agora, com a gentileza do Santo Padre, pudemos realizá-lo".

O Diretor da Sala Stampa explica que o Papa decidiu gravar os CDs em latim porque "os pedidos os recebemos não só da Itália, mas de distintos lugares como a Alemanha e outros países. Então usamos esta língua que para o Rosário todos entendem facilmente e porque é a língua universal da Igreja".

O Pe. Lombardi destaca além que "Bento XVI tem uma grande devoção mariana. Reza todos os dias o Rosário junto a seus secretários, passeando, e assim nos convida a usar esta oração: simples, humilde, cotidiana, que todos podem rezar com devoção e que nos ajuda também a meditar os mistérios da vida de Cristo junto à Maria, que é a pessoa mais próxima –evidentemente– a Cristo".