Nesta segunda-feira faleceu Irena Sendler, a valente enfermeira católica polonesa que conseguiu salvar a 2 500 crianças judias tirando-as às escondidas do Gueto de Varsóvia durante a Segunda guerra mundial. A heroína tinha 98 anos de idade e morreu em um hospital de Varsóvia.

Irena Sendler se fez conhecida como "o anjo do Gueto de Varsóvia" durante a ocupação alemã. Nessa época trabalhava para o Departamento de Bem-estar Social de Varsóvia que administrava os refeitórios comunitários da cidade, de onde ajudou incansavelmente a judeus e católicos.

Depois da criação do gueto de Varsóvia, Irena Sendler obteve que muitas famílias entregassem a seus crianças para evitar que fossem deportados aos campos de concentração. Tirava as crianças em ambulâncias como vítimas de tifo, ocultava-as em cestos de lixo, caixas de ferramentas, carregamentos de mercadorias ou ataúdes, logo as escondia em conventos e lares católicos.

Irena criou um arquivo com suas novas identidades para que algum dia pudessem recuperar suas histórias pessoais e suas famílias.

Em 1943, foi detida pela Gestapo e levada à prisão de Pawiak onde foi brutalmente torturada. Em sua cela encontrou uma imagem da Divina Misericórdia com a lenda: "Jesus, em você confio", que conservou consigo até 1979 quando a obsequiou a João Paulo II.

Nunca traiu sua missão e foi sentenciada a morte, mas um soldado a liberou graças à intervenção da resistência polonesa.

Ao finalizar a guerra recuperou seus arquivos. Embora a maior parte das famílias das crianças que salvou tinha morrido nos campos de concentração, conseguiu localizar às crianças em orfanatos e aos poucos foram enviados a Palestina.

Em 1965 a organização Yad Vashem de Jerusalém lhe outorgou o título de Justa entre as Nações. Em seus últimos anos de vida recebeu o carinho e agradecimento das crianças que salvou e foi postulada em reiteradas ocasiões para o Prêmio Nóbel da Paz.