O Cardeal Zenon Grocholewski, Prefeito da Congregação para a Educação Católica, assinalou que é "anormal" que "uma nação em que 90 por cento da população é católica, conte com uns meios de comunicação nos que sobressaiam tanto as opiniões anti-católicas".

Ao expressar sua surpresa e estranheza por esta situação na Espanha, em declarações recolhidas nesta quinta-feira por www.panorama-acual.es, o Cardeal comentou que "em um contexto no que não se respeita a verdade e se empregam acusações injustas, sem responsabilidade nas palavras, é difícil ser jornalista católico, porque este deve respeitar por uma parte a verdade e, por outra parte, a pessoa".

"Desde aí a preocupação que tem agora a Igreja por formar bons jornalistas que sejam, ao mesmo tempo, exemplares cristãos", sublinhou.

O Cardeal Grocholewski disse também que os meios de comunicação "deveriam ter um papel importante em ajuda da educação; entretanto, com freqüência, transmitem modos de conduta que obstaculizam a correta educação".

Diante desta situação, continuou o Prefeito, os pais devem esforçar-se e devem converter-se em "guia para que os filhos possam ser críticos frente a essas atitudes e saibam usar os meios de comunicação".

Do mesmo modo, o Cardeal advertiu como "alguns meios, como Internet erradamente usadas podem deformar a personalidade".