O Arcebispo de León, Dom José Guadalupe Martín Rábago, fez um chamado a tomar consciência do incremento da violência no México e exortou a rezar pela paz. "Necessitamos a paz que Jesus Cristo pode nos dar de presente neste país nosso tão golpeado pela violência e a insegurança pública", sublinhou.

Dom Martín Rábago sublinhou que se acrescentou o número de atos delitivos e mortes, e que a enorme onda de violência criou terror na população ao ponto de mudar costumes e comportamentos. Indicou que por isso a gente evita sair de noite, caminha com medo pelas ruas, e as casas estão sobreprotegidas

Durante a celebração da Eucaristia pela festividade da Virgem Santíssima da Luz, padroeira da cidade, assegurou, com respeito à atrocidade da violência, que "algumas pessoas foram assassinados com uma crueldade e com uma sanha como se os criminosos estivessem posuidos pelo mesmo espírito do maligno".

Deste modo destacou que "em certos bairros há zonas distribuidas entre gangues, bandas juvenis enfrentadas em lutas de rua constantes e em certos lugares não se permite o acesso aos estranhos nem à própria polícia".

Devido a esta situação pediu fervorosamente aos fiéis a olhar a Santa Padroeira de León como rainha da paz para lhe pedir que interceda por estas tribulações.