A Pontifícia Universidade  Lateranense, que depende diretamente do Papa, está levando a cabo de 8 a 10 de maio o Congresso "Custódios e intérpretes da vida - Atualidade da Encíclica Humanae vitae", com ocasião do 40º Aniversário do histórico documento do Papa Paulo VI.

O Congresso foi inaugurado na quinta-feira por Dom Rino Fisichella, Reitor da Universidade, quem introduziu a primeira sessão de trabalho  titulada "A implementação do Concílio ante a prova da mudança cultural", presidida pelo Cardeal William Joseph Levada,  Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

A primeira conferência "A solidão de Paulo VI e o peso da Tradição", foi pronunciada pelo Diretor de jornal da Santa Sé L'Osservatore Romano, Giovanni Maria Vian, a que seguiram as intervenções do  Pe. John Michael McDermott S.J., catedrático de moral da Universidade Josefinum dos EUA e da Dra. Lucetta Scaraffia, da Universidade La Sapienza de Roma.

A sessão  da tarde, titulada "Uma transformação da natureza humana?", foi presidida pelo Cardeal Zenon Grocholewski, Prefeito da Congregação para a Educação Católica, em que se apresentaram a Dra. Janne Haaland Matlary da Universidade de Oslo (Noruega); e Claudio Risé, da Universidade de Milão.

A sessão desta sexta-feira pela manhã se titula "O Desafio da Humane vitae: unidade e globalidade da pessoa humana" e é presidida  por Monsenhor Grzegorz Kaszak, Secretário do Pontifício Conselho para a Família. Os relatores são Francisc D'Agostino, da Universidade romana de Tor Vergata e o Pe. Serge-Thomas Bonino, do Instituto Católico de Toulouse (França).

A sessão final, presidida pelo Pe. Sabatino Majorano da Pontifícia Academia Alfonsiana –o centro de estudos pontifício especializado em moral–, contará com uma comunicação elaborada pela Dra. Evelyn L. Billings –Co-criadora com seu defunto algemo, do método que leva seu nome– sobre o valor cultural dos métodos naturais. A exposição será apresentada por duas de suas colaboradoras.

O Congresso concluirá em 10 de maio com uma audiência e discurso do Papa Bento XVI.