A Diocese de Salto (Uruguai) começou a celebrar os 20 anos da visita do Servo de Deus João Paulo II a esta jurisdição eclesiástica, com um encontro entre o Bispo saltenho, Dom Pablo Galimberti, e membros dos meios de comunicação locais.

No evento, que se realizou ontem 8 de maio, o Prelado reconheceu a importância do trabalho dos comunicadores pois "nos jornalistas se vêem representados todos os setores da sociedade" e lembrou que em meio de uma complexa sociedade atual, "a lembrança destes eventos (a visita do João Paulo II) tem que ser como uma injeção de otimismo para que possamos nos renovar".

Do mesmo modo, assinalou que a imagem do João Paulo II deve ser um convite para reconhecer as raízes cristãs e "as projetar com força a esta nova realidade histórica que é muito dinâmica e que requer que ponhamos todas nossas energias e forças espirituais para construir uma sociedade mais solidária, mais atenta a todas as circunstâncias novas".

Hoje as atividades começaram às 11h com uma cerimônia no Altar do Papa, o lugar onde o Papa Peregrino celebrou a Missa faz 20 anos; e continuarão no domingo 11 de maio na Casa Diocesana onde se realizará uma exposição de fotos da visita do Santo Padre a partir das 20h.

Além disso, informaram que para  sexta-feira 16 se programou a projeção de um filme sobre a vida de João Paulo II no Cinema Salto Shopping às 18h. As atividades concluirão no domingo 18 com uma Eucaristia na Catedral São João Batista presidida por Dom Galimberti, em que estará presente o Núncio Apostólico, Dom Janusz Bolote.

Depois da Missa descobrirá uma estátua do Papa João Paulo II, doada pela Fundação Kobilansky, na nave lateral direita do templo.