O Papa João Paulo II nomeou esta quarta-feira dois novos bispos para o Brasil. Tratam-se de Dom Jésus Rocha e Dom Moacir Silva, que estará a frente da diocese de Oliveira (estado de Minas Gerais) e São José dos Campos (estado de São Paulo) respectivamente.

Dom Jésus Rocha nasceu em 1939, em Diamantina, e foi ordenado presbítero em 1966. Em dezembro de 1994, aos 54 anos de idade, foi consagrado Bispo titular de Mutia e auxiliar da Brasília.

No momento de sua nomeação, Dom Rocha era Bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília. A diocese de Oliveira possui quase 8 mil quilômetros quadrados e uma população de 300 mil habitantes. Para a atenção dos 266 mil católicos, Dom Rocha contará com a ajuda de 40 sacerdotes e 67 religiosos.

O Bispo recém nomeado sucede Dom Francisco Barroso Filho, cuja renuncia ao governo pastoral da diocese foi aceita por limite de idade.

Por sua parte, o novo Bispo do São José dois Campos, Dom Moacir Silva, nasceu em 1954 no mesmo território diocesano e foi ordenado sacerdote para a arquidiocese de Brasília em dezembro de 1986. Até agora era administrador da mesma diocese.

O Prelado atenderá uma diocese de 803 mil pessoas que habitam os pouco mais de 3 mil quilômetros quadrados de extensão do território. Do total da população, quase 625 mil habitantes professam a fé católica. Para o serviço pastoral da diocese, o novo Bispo contará com a ajuda de 69 sacerdotes, 211 religiosos e 60 diáconos permanentes.