O Santuário de Torreciudad acolheu a uns três mil latino-americanos que residem em toda a Espanha, durante o 8º Encontro Mariano dos Povos da América. A colorida festa se celebra cada primeiro domingo de maio e se converteu no evento mais importante e multitudinário das famílias imigrantes no país.

Conforme informou a agência vaticana Fides, “os participantes acodem embelezados com seus trajes populares para rememorar tradições, folclore e devoção em uma jornada multicolorido”.

“Há oito anos, todas estas famílias peregrinam até o Santuário de Torreciudad, sempre o primeiro domingo de maio, para rezar à Virgem sob as mais de vinte advocações marianas procedentes do continente latino-americano (como Nossa Sra. da Urkupiña da Bolívia, Rainha da Paz de El Salvador, a Virgem da Valvanera da Colômbia, do Quinche do Equador ou Guadalupe no México) e manifestar sua devoção".

"Um dos momentos mais emotivos do Encontro é quando os assistentes realizam a entrega das ofertas à Virgem, depositando sobre o altar da igreja lembranças de diferentes países como flores do Peru, frutos e produtos típicos da Bolívia e imagens procedentes de República Dominicana”.

Este ano, os atos foram presididos, por Dom Jesus Catalá, Bispo de Alcalá de Henares e Presidente da Comissão Episcopal de Pastoral, quem na homilia pediu “desejar não só a pátria garota e terrena, senão aspirar de verdade à pátria do céu”.

“Nossa religiosidade não pode reduzir-se a ‘alguma’ festa, nossa religiosidade deve permear todos os aspectos de nossa vida”, indicou.

Depois da Missa se realizou um almoço campestre pelos arredores do centro de peregrinações e o chamado Festival das nações, um festival de música latina por países.