O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco, colocou a primeira pedra do que será a igreja Beata Maria Ana Mogas, a primeira acondicionada especialmente para o acesso de pessoas deficientes, e a que pensam instalar-lhe uma megafonia especial para aqueles com problemas de audição.

Segundo Servimedia, o Pe. Jorge González, promotor da idéia, assinalou que o objetivo é “ir mais longe do que estabelece a normativa sobre acessibilidade a edifícios públicos. Desta maneira, explicou, uma criança em cadeira de rodas poderá ser coroinha ou uma pessoa cega ou deficiente visual será “capaz de dirigir-se só” pelo templo com certa autonomia.

O sacerdote indicou que a igreja poderia estar terminada para Natal de 2009. Disse que levará o nome de Beata Maria Ana Mogas e contará com rampas, texturas especiais para que possam ser detectadas pelas pessoas cegas e com um sistema de megafonia especial para os fiéis com problemas de audição.

O templo se levantará sobre um terreno de dois mil e 500 metros quadrados e dará capacidade a 500 pessoas. O projeto conta com um orçamento de uns quatro milhões de euros.

Na cerimônia também esteve presente a secretária de Organização da Confederação Coordenadora Estatal de Deficientes Físicos, Roser Romero. O sacerdote indicou que também se puseram em contato com o Comitê Espanhol de Representantes de Pessoas com deficiência e com a Fundação ONCE.