Mais de 10 mil pessoas de todas as dioceses do México participaram da cerimônia de clausura do 4º Congresso Eucarístico Nacional que teve como lema: “Jesus Cristo Eucaristia, Dom do Pai e Vida para nossas famílias”.

O evento, que se realizou na Praça Monumental de Morélia em 4 de maio, iniciou-se com um resumo catequético dos quatro temas expostos no Congresso: A Eucaristia acreditada, A Eucaristia vivida, A Eucaristia celebrada e A Eucaristia e a Família; e ficou a cargo do Pe. Leopoldo Sánchez Pérez, da Arquidiocese de Morélia.

O delegado do Santo Padre para o Congresso, Dom Piero Marini; celebrou a Missa de encerramento, que foi concelebrada pelo Arcebispo de Morélia, Dom Alberto Suárez Inda, o Arcebispo de Yucatán, Dom Emilio Berlie Belaunzarán, entre outros prelados.

Em sua homilia, Dom Marini, sublinhou a presença de Cristo Ressuscitado ante seus discípulos de diferentes aspectos, “como peregrino aos do Emaús, como jardineiro” (a Maria Madalena), com o que “nos quer habituar aos cristãos de todos os tempos a descobrir sua presença em todos nossos próximos”.

A cerimônia concluiu com as tradicionais estampas regionais, entre as que destacaram a dança dos Velhinhos de Nahuatzen e a dos Aguadores.