O Bispo de Ávila, Dom. Jesus García Burrillo, assegurou nesta segunda-feira em uma carta pastoral que nos últimos meses "vivemos uma espécie de violento terremoto cultural, no que afeta os costumes do povo espanhol".

Em sua carta aos fiéis intitulada “O Cristo ressuscitado de Villoldo”, em alusão à obra que abre a exposição “As idades do homem”, o Prelado assegurou que só em momentos de golpe de Estado” se produziram “tantas mudanças que afetam à moralidade”, em alusão à avalanche de reforma empreendida pelo governo socialista.

“Não é fácil encontrar na história, em tão curto espaço de tempo, tantas mudanças que afetam à moralidade que um povo manteve como inapreciável valor durante séculos, a não ser em momentos de golpes de Estado”, afirmou Dom. García Burrillo.

Ao referir-se à reforma educativa, o Bispo apontou que “se anuncia uma nova disciplina obrigatória: Educação para a cidadania e uma disciplina leiga sobre o 'fato religioso' que equivaleria a uma religião do Estado”.

“Começaram a aparecer quase em forma de catarata transbordante notícias de projetos, propostas que saíam de alguns membros ou da mesma mesa do governo da nação: leis progressistas, laicas e modernas, as chamou”, apontou o Bispo de Ávila.

“O que vamos fazer as testemunhas do Ressuscitado nesta situação em que um governo promove um Estado agressivo contra a maneira de pensar de uma grande parte do povo espanhol?”, perguntou o Prelado que concluiu sua carta animando ao “testemunho dos crentes e homens de boa vontade”.