O Colégio de Advogados Católicos (CAC) do México informou que elaboraram uma proposta para evitar que o aborto deixe de ser a única opção no caso de gravidezes não desejadas no DF, que inclui a adoção e uma pensão econômica para as gestantes.
O Presidente do CAC, Armando Martínez, indicou que com a iniciativa elaborada com alguns legisladores contempla que às grávidas se lhes assegure o “acesso a uma série de prestações médicas” necessárias para sua condição e adicionou que o que causará mais polêmica será que as mães que desejarem “possam dar em adoção a seus filhos” incluso antes de nascer.
“muitos vão reclamar, mas é realmente o que faltou aos que ficam em contra do aborto” reconheceu Martínez e acrescentou que “nos faltaram idéias para nos sentar a ver o que é o que está acontecendo e que opções viáveis podemos outorgar” às mulheres que têm gravidezes não desejadas ou foram violadas.
Depois de lembrar que “no Distrito Federal a primeira opção é o aborto quando uma mulher não quer ter a seu filho”, assegurou que “o debate se localizou unicamente no tema do aborto” mas “devemos ir mais à frente no tema das adoções para que as mulheres possam decidir livremente e não tenham o aborto como primeira opção”.
Do mesmo modo, assinalou que a iniciativa, que seria apresentada pelo Partido da Revolução Democrática (PRD), contempla que a pensão econômica se mantenha “até um ano depois do parto”.
A proposta foi elaborada em conjunto com os partidos representadas na Assembléia Legislativa do Distrito Federal e foi revisão por integrantes da Comissão de Justiça, informou o CAC.