O Arcebispo de Valência, Cardeal Agustín García-Gasco, lembrou que durante sua visita aos EUA, o Papa Bento XVI interpelou sobre o sentido da educação católica, onde indicou que esta deve estar orientada, entre outras coisas, a fazer tangível a fé.
“Bento XVI nos interpela também sobre outro aspecto das convicções em educação: ‘Em nossas universidades e escolas, é tangível a fé? Se expressa na liturgia, nos sacramentos, por meio da oração, os atos de caridade, a solicitude pela justiça e o respeito pela criação de Deus? Somente deste modo damos realmente testemunho sobre o sentido do que somos e do que sustentamos’”, sublinhou o Cardeal.
O Cardeal explicou que para fazer tangível a fé se deve cultivar uma amizade com Deus; e que “a animação pastoral em plena comunhão com o Santo Pai e o Bispo da diocese”, é “imprescindível para que as universidades e escolas católicas o sejam com autenticidade”.
Por outro lado, em sua carta semanal, o Cardeal também se dirigiu aos educadores católicos. Chamou-os a crescer em seu amor pelo Jesus Cristo para assim crescer no sentido de sua missão.
O Arcebispo explicou que este crescimento “impede que o autêntico educador viva dividido, com uma conduta no trabalho, outra no lar e outra na vida pública e social, como infelizmente acontece com tantos contemporâneos nossos, sobre tudo, se exercerem postos de responsabilidade”.
Finalmente, o Cardeal García-Gasco lembrou que em sua última viagem, Bento XVI também se referiu à ‘crise de verdade’ contemporânea, a qual está radicada em uma ‘crise de fé’”. Destacou que só mediante a fé “podemos dar livremente nosso assentimento ao testemunho de Deus e reconhecê-lo como o fiador transcendente da verdade que ele revela”.