Com uma Eucaristia pela Solenidade da Ascensão do Senhor celebrada na Catedral Metropolitana desta capital, a Igreja no Chile acolheu o Núncio Apostólico para este país, Dom Giuseppe Pinto, quem presidiu esta Missa.

Em sua homilia e após cumprimentar o Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, Arcebispo do Santiago, Dom Pinto explicou que "entre as tarefas que lhe são confiadas, o representante pontifício tem aquela de promover, sobre o ordenamento caridoso e jurídico, aquela visão de unidade da universalidade, que é específica do ministério do sucessor do Pedro. Estou aqui no meio todos vocês, enviado pelo sucessor do Pedro, o Papa Bento XVI".

"Sei que o povo chileno é um grande admirador, conhece seus ensinamentos e ora por ele. São numerosas as mensagens que os chilenos enviaram ao Vaticano com ocasião de seu aniversário número 81 e pelo terceiro ano de seu pontificado. O Santo Padre lhes agradece de coração, retornar este formoso gesto de comunhão e fidelidade eclesiástica", disse logo o Prelado.

Seguidamente, o Núncio pediu a ajuda "de todos vocês, ajuda que já recebi dos senhores bispos. Trabalharei em comunhão com eles, sendo um apoio em sua missão episcopal, um sustento em todos seus direitos, uma ponte que estreita ainda mais a união com a cabeça do Colégio dos Bispos".

"Estou feliz de compartilhar com vocês a profunda devoção a Maria, há quem invocam com o título da Virgem do Monte Carmelo e dos Santos Teresa de Los Andes e Alberto Hurtado, glórias do Chile e intercessores perante Deus da causa dos pobres e os doentes e de quem sofre no corpo e no espírito", concluiu.

Prévio à Eucaristia, o Arcebispo do Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, dirigiu uma breve mensagem de bem-vinda ao Núncio no que assinalou que "sempre em nossa pátria o representante do Santo Padre foi acolhido com todo o coração e uma profunda fé, vendo nele realmente ao que representa ao Vigário de Cristo na Terra".

"Por esse mesmo motivo, também lhe ofereci que usasse o bastão dos Arcebispos de Santiago, porque, como sucessor dos apóstolos, você tem todas as portas abertas nesta Igreja, para poder exercer seu ministério pastoral entre os mais simples, entre os mais pobres, entre os construtores da sociedade. Onde quer que se abra uma porta, você será muito bem-vindo, prezado senhor Núncio", disse o Cardeal.