O Bispo de Posadas, Dom Rubén Martínez, afirmou que o leigo está chamado a desenvolver sua missão na vida pública, mas também deve viver sua vocação no dia-a-dia, gerando "valores evangélicos, maior sentido ético e compromisso pelo bem comum".

Em sua reflexão semanal, o Prelado lembrou que o âmbito próprio da ação evangelizadora do leigo "é o mundo vasto e complexo da política, da realidade social e da economia", a cultura, as ciências, as artes; assim como "o amor, a família, a educação das crianças e adolescentes, o trabalho profissional e o sofrimento".

Os leigos, precisou, "têm o dever de fazer acreditável a fé que professam, mostrando autenticidade e coerência em sua conduta". Entretanto, embora destacou o trabalho das escolas de ministérios leigos, reconheceu que "quando assinalamos que há uma certa ausência de leigos católicos comprometidos nas estruturas e dirigência social, consideramos como uma das causas a falta de formação".

Por isso, alentou a potencializar "a formação do laicado em geral, e especialmente em temas de cidadania, doutrina social da Igreja e ética social e pública", mas, advertiu, que não seja somente formação intelectual.

"Só quando colocamos em prática o que acreditamos, podemos compreender mais profundamente os ensinamentos de Jesus Cristo e ser construtores em nossa Pátria e Província de uma cultura marcada pela esperança", expressou.