Depois da oração do Regina Coeli, o Papa Bento XVI se dirigiu aos membros da Ação Católica Italiana presentes na Praça de São Pedro e lembrou-lhes, também a todos os católicos, que a adesão plena à palavra de Deus e o amor incondicional à Igreja são pilares fundamentais no caminho para a santidade.

Diante dos milhares de membros desta instituição que celebram o 140º aniversário de sua fundação e que participaram de uma Eucaristia presidida pelo Cardeal Angelo Bagnasco, Presidente da Conferência Episcopal Italiana, o Santo Padre recordou aos distintos Santos e beatos da Ação Católica, que constituem sua "verdadeira carta de identidade".

"Não é possível, ainda hoje, para vocês jovens e adultos, fazer de suas vidas um testemunho de comunhão com o Senhor, que se transforma em uma autêntica obra mestra de santidade? Não é acaso este o fim de sua Associação? Isto será certamente possível se a Ação Católica segue mantendo-se fiel às profundas raízes próprias de fé, nutridas por uma adesão plena à Palavra de Deus, de um amor incondicional à Igreja, de uma participação atenta na vida civil e um constante esforço formativo", explicou o Pontífice.

"Queridos amigos, respondam generosamente a esta chamada à santidade, seguindo as formas de sua condição leiga! Continuem deixando se inspirar pelas três grandes consignas que meu predecessor, o Servo de Deus João Paulo II lhes confiou em Loreto em 2004: contemplação, comunhão e missão", alentou Bento XVI.

"Os animo portanto –prosseguiu o Papa– a continuar com generosidade seu serviço à Igreja" e os alento a "viver sempre à altura de seu Batismo".

"Em uma Igreja chamada a provações também muito exigentes de fidelidade e tentada pela adaptação, sejam testemunho valente e profetas de radicalidade evangélica; em uma Igreja que cotidianamente se confronta com a mentalidade relativista, hedonista e consumista, saibam alargar os espaços de racionalidade no sinal de uma fé amiga da inteligência, já seja no âmbito de uma cultura popular e difundida; ou já seja em uma busca mais elaborada e pensada; em uma Igreja que chama o heroísmo da santidade, respondam sem temor, sempre confiando na misericórdia de Deus".

Depois de convidar a deixar-se iluminar e guiar pelo testemunho dos Santos, o Santo Padre finalizou seu discurso alentando a intensificar "a oração. Remodelem a sua conduta sobre os valores eternos do Evangelho, deixando-se guiar pela Virgem Maria, Mãe da Igreja. o Papa os acompanha com uma constante lembrança ao Senhor, enquanto de coração lhes concede a Bênção Apostólica".