Dom Hugo Barrantes, Arcebispo de São José, pediu ao governo e aos empresários que garantam para os costa-riquenhos o pagamento de salários justos, "que sejam capazes de botar ao alcance das famílias, o pagamento de todos os bens e serviços indispensáveis para seu bem-estar".

Assim o expressou o Prelado em sua homilia da Missa pelo Dia dos Trabalhadores e festividade de São José Operário, celebrada na Catedral Metropolitana em 1 de maio. Para Dom Barrantes, o salário médio do país "é abertamente insuficiente para garantir o satisfatório cumprimento do conceito de salário familiar ou salário justo".

"Que a cidadania considere que a crise econômica que atravessa o mundo deve nos fazer caminhar para patrões de consumo cada vez mais responsáveis: é necessário que hierarquizemos nossas necessidades de modo que se priorize o bem ser sobre o bem estar. Este consumo responsável fará que não passemos por apuros econômicos e ao mesmo tempo brindemos ajuda ao planeta", indicou o Arcebispo.

"Necessitamos um diálogo social para lutar contra os interesses de uns poucos e valorizar mais aos trabalhadores, pois são os que movimentam este país. A visão da fé entra em jogo pois todos somos iguais e semelhantes e merecemos igual dignidade no trabalho para fazer frente à possível crise que nos pode afetar", disse logo.

Ao finalizar a Eucaristia, Dom Barrantes fez um novo chamado ao Governo para que não renuncie a implementar sólidas políticas sociais, "a solução virá sem dúvida alguma, pelo caminho do diálogo social", alentou.