O Arcebispo de Santiago, Cardeal Franciso Javier Errázuriz, afirmou que "trabalhar não é só produzir: trabalhar é viver", em sua homilia da Eucaristia que celebrou na Catedral metropolitana na festividade de São José Operário.

O Cardeal chileno explicou que o trabalho é "vocação primitiva que assemelha a Deus criador; é chamado a construir a sociedade fraterna e serviço que se oferece aos irmãos; é uma dimensão tão essencial, que sem trabalho, e mais ainda sem trabalho digno e decente, a própria vocação humana do homem e da mulher não pode encontrar sua plena realização. Trabalhar não é só produzir: trabalhar é viver".

O Arcebispo disse também que "ao receber a palavra inspiradora e a presença de Jesus Cristo no Dia do Trabalho, percebemos que é imprescindível um olhar novo, como o de Jesus, que assuma a nova questão social do trabalho".

Depois de destacar que o trabalhador "empenha sua existência no que realiza por amor a sua vocação, a sua família, a sua terra", o Cardeal sublinhou que "assim dá de presente o melhor de seus esforços por criar uma Pátria onde haja dignidade, justiça e alegria para todos seus filhos e suas filhas".

Logo de assinalar algumas mediações entre os trabalhadores e as empresas que os bispos chilenos realizaram, o Arcebispo de Santiago expressou sua alegria por iniciativas como "as referidas ao salário ético" que "abriram um debate construtivo no país, e facilitado à Presidenta da República a criação do Conselho Assessor Presidencial Trabalho e Eqüidade que nestes dias entrega o resultado de suas deliberações".

"Esperamos sinceramente que as conclusões e propostas do Conselho para a Eqüidade se concretizem em breve em reformas que todos os setores sociais e políticos possam acolher, para fazer da nossa nação uma pátria mais justa e fraterna, cujo crescimento realmente redunde em maiores ganhos e oportunidades também para os mais despossuidos. Hoje não é tempo de seguir diagnosticando: já é tempo de decidir e de atuar", finalizou.