Com motivo da celebração do Dia da Criança, o Arcebispo de Antequera-Oaxaca, Dom José Luis Chávez Botello, assinalou que não se deve considerar ter filhos como um obstáculo para superar-se na vida, pois "não há razão para que uma mãe não possa ser mulher de sucesso ¿Que maior sucesso do que dar a vida?".

"Dar vida é o maior triunfo que podemos obter sobre a morte; o ser humano leva dentro de si o desejo inato de realizar-se dando vida. Está demonstrado que as frustrações matrimoniais são mais comuns em matrimônios sem filhos", expressou o Prelado em um comunicado assinado também pelo Bispo Auxiliar, Dom Oscar Campos Contreras.

Nesse sentido, chamou a não ter medo a ser pais, pois "a solução não é não ter filhos para não assumir responsabilidades", senão ter maturidade para compreender que esta responsabilidade "gera satisfações". Advertiu que "o temor à fecundidade é um mal que nos desumaniza".

Entretanto, assinalou que os filhos não devem ser gerados "sem o compromisso de formar um lar". Advertiu sobre as seqüelas que deixa nos meninos a violência intrafamiliar, e indicou que a adoção é uma resposta adequada para encher o vazio daquelas crianças sozinhas.

Do mesmo modo, depois de lembrar aos não nascidos ameaçados pelo aborto, Dom Chávez Botello convidou a refletir sobre as bases sociais, legais, humanitárias e de amor, necessárias "para corrigir e solucionar os problemas que enfrentam milhares de crianças ao não contar com condições e uma família sadia e estável que lhes brinde a oportunidade real de viver com amor e com dignidade".