A agência italiana SIR informou que serão mais de 100 os seminaristas que poderão estudar no novo seminário da Arquidiocese de Havana, o primeiro em ser construído nos últimos 50 anos da história cubana.

O seminário, que substituirá o de São Carlos e Santo Ambrósio no centro de Havana velha, está situada a 15 quilômetros do centro histórico da capital e se está construindo (os trabalhos se iniciaram em julho de 2006) com materiais de muito boa qualidade em área de 22 hectares, explica SIR.

O nome do seminário se manterá, mas quando se realizar o traslado dos seminaristas, que atualmente são 60, a antiga estrutura será transformada em um grande centro cultural que estará dedicada ao Servo de Deus Pe. Félix Varela.

"Sob o nome que identificará à futura instituição –diz o Cardeal Jaime Ortega y Alamino, Arcebispo de Havana– estará escrito, talvez entre parêntese, 'Antigo Seminário São Carlos e Santo Ambrósio'".

Entre ambas as construções, a antiga e a nova "seguiremos preservando, junto aos cubanos, a legitimidade de nossa nacionalidade e a custodiar, como Igreja, a memória de nosso povo", destaca o Cardeal.

No novo seminário, acrescenta o Arcebispo, cada seminarista poderá dispor de espaços privados, "tranqüilidade, tempo para a leitura", e "poderá organizar a própria vida de maneira similar a que viverá em qualquer paróquia ou ministério".

O novo seminário estará composto por quatro edifícios para a teologia, quatro para filosofia, salas-de-aula e dormitórios para os seminaristas, a reitoria, os escritórios administrativos, a biblioteca, a aula magna e uma capela. É financiado, entre outros, pela Conferência Episcopal Italiana, um grupo de católicos franceses, a Comissão para a América Latina da Santa Sé e os Cavalheiros de Colombo.