Na Missa com a qual iniciou o Ano da Eucaristia, o Bispo Auxiliar de Lima, Dom. José Antonio Eguren, chamou aos fiéis peruanos a pôr este Sacramento como centro de todos os domingos.

Segundo o Bispo, este é “um ano para que descubramos a centralidade da Eucaristia na vida da Igreja. Quer dizer, na vida de cada um de nós, porque a Igreja se alimenta e é iluminada por Cristo que está presente no sacramento do altar”.

Dom. Eguren chamou explicitamente aos peruanos a tomar consciência “que a Eucaristia do domingo é o centro deste dia” e invocou a empreender um “apostolado eucarístico”, a fim que outros crentes –especialmente os jovens- descubram e amem a Cristo Eucaristia.

“O desejo do Papa neste ano é que também os jovens descubram a beleza da missa dominical e que como São João, que era um jovem, aprendam através da adoração eucarística a reclinar suas cabeças sobre o corpo de Jesus, para sentir os batimentos do coração de amor de seu coração”, indicou.

Finalmente, pediu “que o fruto deste Ano da Eucaristia produza uma Igreja mais unida na oração a Cristo, uma Igreja que esteja reunida em torno do altar do Senhor celebrando o mistério de seu amor e que em cada Missa Ele nos entregue seu corpo e seu sangue”.