Os participantes do encontro interreligioso sobre o tema "Fé e razão no Cristianismo e no Islã", concluíram que ambas "são intrinsecamente não violentas. Nem a razão nem a fé se devem usar para a violência; desgraçadamente uma e outra se usaram erroneamente para perpetrá-la. Em qualquer caso, estes sucessos não podem pôr em questão nem a razão nem a fé".

Depois de precisar que "fé e razão são dons de Deus ao gênero humano", destacaram também que ambas "não estão em contradição entre si, mas a fé pode estar em alguns casos por cima da razão, mas nunca contra ela".

Logo depois de acordar "cooperar ulteriormente para promover a religiosidade autêntica, em particular a espiritualidade, para alentar o respeito dos símbolos considerados sagrados e fomentar os valores morais"; os participantes do encontro indicaram que "cristãos e muçulmanos deveriam ir além da tolerância, aceitando as diferenças, enquanto são conscientes do que têm em comum e dando graças a Deus por isso. Estão chamados o respeito mútuo e, por tanto, condenam o zombar das crenças religiosas".

O Papa Bento XVI recebeu ontem, depois da Audiência Geral, aos participantes deste encontro, promovido pelo Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso e pelo Centro para o Diálogo Interreligioso do Islamic Culture and Relations Organization de Teherã (Irã).

O cardeal Jean-Louis Tauran, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso; e Mahdi Mostafavi, Presidente do Islamic Culture and Relations Organization, presidiram o evento interreligioso.