Hoje ao meio dia de Roma se apresentou no Escritório de Imprensa da Santa Sede a 14º Sessão Plenária da Pontifícia Academia de Ciências Sociais, que se celebrará no Vaticano de 2 a 6 de maio, sobre o tema: "Perseguir o bem comum: como podem trabalhar juntas a solidariedade e a subsidiariedade".

O objetivo do encontro, lê-se em um comunicado emitido pela Pontifícia Academia, é "dar um novo sentido e aplicação ao conceito de bem comum em uma época, como a da globalização".

O programa prevê "um atento exame dos processos atuais de mudança radical à luz dos quatro princípios fundamentais da doutrina social católica (dignidade da pessoa humana, bem comum, solidariedade e subsidiariedade) para compreender em que modo e em que medida são efetivamente aplicados estes princípios, e para propor novas soluções onde estes sejam desconhecidos, mau-entendidos, desatendidos ou deformados", explica o comunicado.

Do ponto de vista prático-operacional indica o texto, "apresentarão-se alguns 'estudos de casos' sobre boas práticas", como "novas formas de economia solidária e subsidiária; o acesso compartilhado aos bens-informação nas redes comunicativas (Internet); as novas 'Alianças locais para a família' (nascidas na Alemanha e em difusão na Europa); iniciativas educativas e subsidiárias nos países em desenvolvimento e as organizações do terceiro setor que usam o micro-crédito para o desenvolvimento social, econômico e humano".

O desafio fundamental da plenária, explica o comunicado ao final, é "que uma nova combinação de subsidiariedade e solidariedade seja a chave para ativar os circuitos sociais dos que dependem os bens comuns; quer dizer, para transformar a globalização em uma 'civilização do bem comum'".

Intervieram na roda de imprensa o Bispo Marcelo Sánchez Sorondo, Chanceler da Pontifícia Academia de Ciências Sociais; Margaret Archer, da Universidade do Warwick (Reino Unido) e Pierpaolo Donati, da Universidade de Bolonha (Itália).