O Escritório de Celebrações Litúrgicas do Supremo Pontífice deu a conhecer o calendário de celebrações do Papa Bento XVI para os meses de maio a agosto; entre as que se encontram a inauguração do Ano Paulino em junho e a viagem apostólica a Austrália para a Jornada Mundial da Juventude em julho

Em maio: no sábado 3 às 18h (hora local) presidirá a oração do Santo Rosário na Basílica de Santa Maria a Maior; no domingo 4, Solenidade de Pentecostes, presidirá a Eucaristia na Basílica de São Pedro às 10h.

Do mesmo modo, no sábado 17 e domingo 18, Solenidade da Santíssima Trindade, realizará uma visita pastoral a Savona e Génova, na Itália. Na quinta-feira 22, Solenidade doSantíssimo Corpo e Sangue do Senhor, presidirá na Basílica de São João de Latrão, às 19h a Santa Missa, a procissão até Santa Maria a Maior e a bênção eucarística.

Em junho: no sábado 14 e domingo 15 tem a visita pastoral programada a Santa Maria de Leuca e Brindisi, na Itália; no sábado 28 presidirá às 18h na Basílica de São Paulo Extramuros, as primeiras vésperas da Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Pablo para a abertura do Ano Paulino. no domingo 29, no dia desta Solenidade, presidirá na Basílica de São Pedro, às 9:30, a Santa Missa e imposição do Pálio aos arcebispos metropolitanos.

Em julho: Desde sábado 12 até segunda-feira 21, realizará a viagem apostólica a Austrália para a Jornada Mundial da Juventude em Sydney.

Em agosto: na sexta-feira 15, Solenidade da Assunçao da Bem-aventurada Virgem Maria, presidirá a Santa Missa na igreja paroquial de Santo Tomás de Villanova, na localidade de Castelgandolfo.