O Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, assinalou que "a missão é Cristo em ação. É Cristo que quer servir-se de nós para atuar nas almas, para chegar a tanta gente que o espera; para consolar, iluminar e converter-se porque há uma profunda sede de Deus".

Ao iniciar a Grande Missão de Lima com uma Missa a que assistiram milhares de fiéis, o Cardeal lembrou que "a meta da nossa atividade missionária é ajudar a todas as pessoas a estabelecer e alimentar uma relação vital com Jesus Cristo", por isso se deve cuidar da formação do coração para não deixar que caia "no pessimismo; ou, às vezes, no sentimentalismo que nos desanima e nos cansa. Aprendamos a amar. Que bonito é viver, quando se ama!".

Depois de agradecer a todos os fiéis pelo "esforço que realizaram para estar aqui presentes e pôr em andamento esta ação grandiosa do Espírito Santo", o Cardeal Cipriani assegurou que a Grande Missão tem uma função esperançosa, pois "deve afirmar com esperança, com alegria que Cristo está conosco, que nos quer realmente nessa coerência entre o que pensamos, o que dizemos e o que atuamos".

"Os desafios do mundo atual requerem também de uma preparação moral, uma consciência retamente formada" e é a família onde se consegue pois ela é o "lugar primário da nova evangelização e também lugar privilegiado da Grande Missão. Pais, filhos, avós, vocês são a grande escola da fé", asseverou o Cardeal.

Em outro momento, exortou aos fiéis a cooperar com a missão evangelizadora do Santo Padre. "Queremos lhe dizer ao Papa: aqui estou, envie-me! Aqui está a Igreja local de Lima que te vê como Vigário de Cristo com amor e com obediência, e que queremos seguir unidos a todas as Igrejas em América Latina esta grande missão continental", acrescentou.

"Caminhemos unidos irmãos, alegres, cheios de fé e de esperança, esperam-nos uns anos maravilhosos de trabalho, para semear a paz e a alegria", concluiu o Arcebispo.