O Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso fez público hoje a mensagem enviada aos budistas em ocasião de sua principal festa, a do Vesakh; no que alenta a cuidar juntos do planeta.

Na mensagem titulada "Cristãos e budistas: cuidar do planeta terra", lê-se que no âmbito da proteção do meio ambiente, "os líderes religiosos oferecem ao debate público sua contribuição, que não é somente uma reação às ameaças mais recentes e urgentes" ligadas ao aquecimento global.

"O cristianismo e o budismo promoveram sempre um grande respeito pela natureza e ensinaram que devemos ser administradores gratos da terra", adiciona.

"A reciclagem, a economia energética, a prevenção da destruição indiscriminada de plantas e animais e a proteção dos cursos de água, falam de uma administração mais atenta e também de impulsionar a boa vontade e de promover relações cordiais entre os povos. Desta forma cristãos e budistas podem ser portadores de esperança para um mundo limpo, seguro e harmonioso", diz a mensagem.

Para os budistas, a festa do Vesakh lembra os três momentos fundamentais da vida de Buda.e celebra-se em maio.