O Arcebispo de Santo Domingo, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, precisou que diante da crise alimentar "o que nós temos que fazer é nos prevenir para que esse efeito negativo não golpeie mais ao povo dominicano".

Assim o expressou o Cardeal em declarações à imprensa. Nelas, disse que indiscutivelmente os altos preços internacionais do petróleo e outros fenômenos que afetam o mundo, incidirão negativamente em República Dominicana e insistiu em que as autoridades devem enfrentar a situação.

"Não se o que quis dizer o senhor Presidente (Leonel Fernández) com blindado, porque estamos todos expostos sem dúvida nenhuma ao tema de que realmente nos pode afetar a fome", manifestou o Arcebispo em referência a umas declarações do mandatário nas que indicava que o país está protegido contra a crise alimentar.

Sobre as medidas que toma o Governo para enfrentá-la, o Cardeal disse: "vocês vão onde alguém da oposição e vai lhes dizer que estão totalmente errados e vão onde alguém do PLD (Partido da Liberação Dominicana) e estão completamente a favor. Por isso que eu não caio nunca nesse joguinho".

O Arcebispo do Santo Domingo censurou as altas somas de dinheiro que investe o Estado para financiar as campanhas dos partidos políticos e os longos períodos eleitorais que, conforme disse, intranqüilizam a vida dos dominicanos. "Então eu me pergunto, não existem aqui coisas mais importantes do que gastar dinheiro em campanha política?", questionou.

"Se se reduzir a campanha eleitoral, economizariamos dinheiro, economizariamos insultos, um monte de coisas, e sem sabores. Eu não vejo qual a necessidade de prolongar esta campanha", apontou.