México D.F., 30 Abr. 08 / 01:33 am (ACI).- O Arcebispo de Monterrey (México), Cardeal Francisco Robles Ortega, assinalou que "estamos em contra da mudança que propõe o decreto de Reforma ao Artigo 3" da Constituição pois busca o laicismo nas instituições educativas privadas, eliminando a disciplina de religião que forma aos jovens em valores morais.

"Se de algo carecemos em nossa sociedade é de valores, então tudo o que contribua à formação do homem integral, desenvolver todos os aspectos de sua vida, sem dúvida que vai redundar em bem da sociedade" por isso "seguiremos impulsionando isso de não fazer a um lado os valores", indicou o Cardeal em recentes declarações.

Talvez "neste momento o valor religioso não se aprecie como tal" e para muitos fique "superado pela modernidade ou pela post-modernidade" entretanto "o valor religioso é um dos elementos constituintes do ser humano que não se podem apagar por decreto", assegurou.

Depois de defender às escolas que ditam a disciplina de religião, o Cardeal Robles lembrou que "é a ocasião de pensar no direito que têm os pais de família de escolher o tipo de educação que querem para seus filhos, é a eles a quem corresponde em primeiríssimo lugar", logo está o Estado e outras instituições que "somente estão chamados a emprestar um serviço subsidiário".

Do mesmo modo, o Arcebispo de Monterrey pediu aos pais de família pôr atenção no cuidado e educação de seus filhos para evitar repercussões negativas em suas vidas.

"Tudo o que contribua ao bem da criança vai contribuir em sua etapa quando for jovem, quando for adulto, e tudo o que se deixe de fazer ou se faça em perjuízo da criança também vai repercutir em suas outras etapas da vida", asseverou.

O artigo 3 da Constituição mexicana indica que as instituições educativas públicas são leigas, e portanto não se dita o curso de religião, a modificação deste artigo pretende incluir as escolas privadas.