O Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, pediu aos fiéis que participem de Grande Missão de Lima e dêem “razão de nossa esperança, levando a alegria, a ilusão e o entusiasmo da fé a muita gente”.

Depois de convidar a todos os fiéis a participar da Missa de início da Grande Missão de Lima, que se celebrou 28 de abril na Catedral, o Cardeal indicou que para esta grande tarefa terá que viver “essa alegria, viver bem os mandamentos e viver por amor cada uma dessas batalhas que todos temos a cada dia”.

A Missão, explicou o Cardeal, é uma convocatória para que todos os limenhos dêem razão de sua fé e possam lhe dizer a outros “porquê tenho esperança, em quem espero e o que espero”.

A chamada à esperança do Senhor é a “ser Santos, a ser felizes, bons, generosos, honestos e trabalhadores; e especialmente, chama ser humano. Porque se não somos humano , não poderemos ser divinos”, que é o caminho ao que “Jesus Cristo nos há convidado”, assinalou o Arcebispo de Lima.

“O caminho a Deus passa pelo que cada um de nós possa dizer com sinceridade que somos humano ; quer dizer, cumprimos esses deveres de uma dignidade, de um respeito, de um cuidado de nosso corpo e de uma alegria; assim como de um trato manso, respeitoso e de boa consciência”, asseverou o Cardeal Cipriani.

Do mesmo modo, lembrou que para ser parte da Grande Missão “e ajudar a outros, deve aprender bem os dez mandamentos” e praticá-los, pois a razão de nossa esperança “é uma lei viva que é a pessoa de Cristo, e nele encontraremos feito realidade todos os mandamentos”.

Em outro momento, o Arcebispo de Lima assegurou que para poder anunciar a Cristo é necessária a graça pois “de que nos serve repetir e explicar se o Espírito Santo não nos move” e por isso devemos nos acostumar a dialogar com o Espírito da Verdade.

Meia hora antes da Eucaristia de início da Grande Missão sairam em procissão as relíquias e uma imagem de São Turíbio de Mongrovejo, da Basílica do Santo Rosário (Convento de São Domingos) para a Catedral de Lima.