"A Conferência Episcopal da França tem o agrado de anunciar que o Papa Bento XVI aceitou o convite cursado para efetuar na França uma viagem apostólica em ocasião do Jubileu do 150 aniversário das aparições de Lourdes"; indicou este organismo em um comunicado de imprensa emitido hoje.

A viagem, programado da sexta-feira 12 à segunda-feira 15 de setembro de 2008, iniciará-se com a saudação às autoridades de estado, depois do qual o Santo Padre se dirigirá ao Collège dê Bernardins, onde pronunciará uma "conferencia ao mundo da cultura. Seguidamente o Pontífice irá à Catedral de Notre Dame de Paris para celebrar as vésperas", logo depois do qual se dirigirá aos jovens reunidos no átrio do templo.

No sábado 13, continua o comunicado, "o Papa presidirá a Missa sobre a esplanada des Invalides. Dirigirá-se logo de Paris a Lourdes depois no meio-dia".

"Nesta ocasião de visita em Paris, Bento XVI deseja encontrar-se com os responsáveis pelas outras confissões cristãs e representantes da comunidade judia e muçulmana. Em Lourdes, no sábado à tarde, o Papa efetuará as três primeiras etapas do caminho do jubileu. Na noite, ao final da procissão Mariana com tochas, se dirigirá aos peregrinos", precisa a missiva.

No domingo 14, diz a nota, o Santo Padre "presidirá a Missa solene para os peregrinos. Na tarde se reunirá com a Conferência Episcopal da França e concluirá a procissão eucarística".

Finalmente, na segunda-feira de manhã, o Pontífice "efetuará a quarta etapa do caminho do jubileu e benzerá aos doentes durante uma celebração eucarística. Voltará para Roma na segunda-feira pela tarde".

Para concluir a nota de imprensa, "os bispos da França expressam ao Santo Padre seu reconhecimento e convidam aos fiéis a mobilizar-se para acolher efusivamente ao Papa e dar graças a Deus por sua mensagem em Lourdes".

Para conhecer mais da viagem do Papa, os prelados franceses colocaram a disposição dos interessados www.pape-france.org e www.papeaparis.org.