O Arcebispo Primado do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, explicou em sua homilia dominical que "a singela e respeitosa firmeza da Igreja não nasce dos homens frágeis e débeis que a conformam, mas sim do Espírito que está em meio deles".

O Cardeal destacou também que “nós os fracos e pecadores, sentimo-nos orgulhosos de ter sido escolhidos para formar a Igreja”; e advertiu do perigo de "acreditar que nós somos os que edificamos a Igreja, que são nossas estratégias e habilidades as que farão avançar à comunidade cristã. Quando nos deixamos levar por estes falsos critérios nos fechamos e recuamos perante os ataques dos projetos dos poderosos”.

Depois de precisar que os sofrimentos da Igreja são paralelos aos de Cristo, pois não podem desembocar na vingança ou na morte porémsperança e no bem; o Cardeal sublinhou que a Igreja deve ter a valentia de dar as razões da esperança a todos os que a perdem, embora sempre com simplicidade e respeito, com sinceridade, em paz com sua consciência e com claridade “para que fiquem envergonhados os que denigrem a conduta cristã”.

O Arcebispo assinalou também que a virtude dos cristãos “é não aceitar ou agarrar-se a algo estático, não é levantar muros ou nos fechar para nos defender dos ataques, não é ficar ao calor confortável da norma, do costume ou do caminho feito”.