O Papa Bento XVI destacou que os sacerdotes "devem difundir, lá onde forem destinados, a alegria e a esperança que surgem do Evangelho", durante a oração do Regina Coeli na Praça de São Pedro.

Ao término da Missa de ordenação sacerdotal de 29 diáconos celebrada na Basílica de São Pedro, o Santo Padre rezou junto a milhares de fiéis, esta oração Mariana. Nela, o Papa lembrou que "se a presença dos sacerdotes é indispensável para a vida da Igreja, esta é também preciosa para todos".

Seguidamente, tomando como exemplo a passagem dos Atos dos Apóstolos no que o diácono Felipe leva o Evangelho a Samaria, e com ele "foi grande à alegria nessa cidade", o Pontífice precisou que esta é a missão dos sacerdotes: "semear no mundo a alegria do Evangelho".

"Onde Cristo é pregado com a força do Espírito Santo e é acolhido com ânimo aberto, a sociedade, cheia de tantos problemas, converte-se na 'cidade da alegria', como se lê no título de um célebre livro referido à obra da Madre Teresa de Calcutá", continuou.

Do mesmo modo, prosseguiu Bento XVI, "esta também é a mensagem que lembrei nos últimos dias nos Estados Unidos da América, com uma viagem apostólica que tinha como lema estas palavras: 'Christ our Hope - Cristo nossa Esperança'. Agradeço a Deus porque abençoou grandemente esta singular experiência missionária e me concedeu me fazer instrumento da esperança de Cristo para a Igreja desse país".

"Ao mesmo tempo lhe agradeço porque eu mesmo fui confirmado na esperança dos católicos americanos: encontrei uma grande vitalidade e a decidida vontade de viver e testemunhar a fé em Jesus. na quarta-feira próxima, durante a Audiência Geral, proponho-me me referir mais amplamente sobre esta visita a América", comentou o Papa.