O Presidente da Conferência Episcopal Colombiana (CEC), Dom Luis Augusto Castro Quiroga, assinalou que embora o país vive um momento de tensão e dor pela aguda crise política, deve-se “olhar com otimismo o futuro da Colômbia”.

Diante dos recentes escândalos pela vinculação de dirigentes políticos com membros de grupos paramilitares, que levou a detenção do ex-senador Mario Uribe, o Cardeal assegurou que “nos acostumamos a caminhar pelos trilhas não muito lícitas”, mas é tempo de deixar atrás essa história de dor.

“Temos todos os colombianos que aprender que devemos tomar sempre os caminhos retos para obter os objetivos que temos”, indicou em um recente diálogo com jornalistas na sede da CEC.

Do mesmo modo, o também Arcebispo de Tunja pediu aos colombianos viver este momento como “um tempo de purificação muito dolorosa para o país” e adicionou que “tomara o mundo inteiro o entenda desta maneira”.

“É um momento de transição onde se está manifestando a verdade de tantas maneiras, que tem suas conseqüências jurídicas às vezes penosas”, mas “vamos deixando atrás uma história de dor, de vítimas, de infração dos direitos humanos, de abuso do poder. Terá que olhar com otimismo o futuro da Colômbia”, asseverou Dom Castro.