O Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal José Saraiva Martins, destacou que "as relíquias de quem dorme no Senhor, e em modo especial as dos santos, convidam-nos a olhar ao futuro, a renovar a fé na ressurreição da carne. São Pio foi um padre fecundo de almas".

Assim o expressou esta manhã o Cardeal na homilia da Missa com a que se iniciou a ostensão dos restos de São Pio de Pietrelcina a quem recordou como quem "tem escrito uma página original reunindo em torno de si a uma multidão como membros de seus grupos de oração".

A presença do corpo do santo frade, disse o Cardeal Saraiva, "convida a uma memória: olhando seus restos mortais recordamos todo o bem que fez em meio de nós por meio desse corpo".

“O corpo do Padre Pio está aqui mas não é somente um cadáver: ele, que viveu em plena união com Cristo crucificado, vive agora na definitiva comunhão de Cristo ressuscitado", acrescentou.

O amado santo e seus filhos espirituais, afirmou logo o Prefeito, "fazem próprio o sentir de Cristo" e a figura deste santo capuchino chamou e chama ainda a milhões de pessoas "assentadas na verdade e bondade, em busca do consolo e a conversão".

“Hoje nós veneramos seu corpo inaugurando um período particularmente intenso de peregrinação", comentou. Ao finalizar a celebração o Cardeal se aproximou, junto aos concelebrantes, à cripta aonde estão os restos de São Pio para venerá-los.