Um grupo denominado Federação Insurreccionalista se adjudicou o atentado perpetrado ontem à noite contra a Universidade de Los Andes desta capital, quando um explosivo caseiro foi detonado em um dos banheiros da casa de estudos.

O grupo em questão enviou um comunicado a uma emissora de rádio local reclamando a autoria do atentado como rechaço à decisão do Tribunal Constitucional (TC) de proibir a distribuição da potencialmente abortiva pílula do dia seguinte nos serviços de saúde. Um dos catedráticos mais importantes da casa de estudos pertence ao TC.

O atentado ocorreu às 20:10 horas da quarta-feira quando se sentiu uma forte explosão no banheiro de mulheres localizado no segundo andar do edifício de ciências.

A detonação ativou o sistema de alarme da casa de estudos. A polícia local evacuou aos alunos, professores e administrativos que se encontravam na casa de estudos e descartou a presença de outros artefatos.

O atentado não deixou feridos mas causou danos às estruturas do imóvel.

Embora a maior parte da imprensa chilena apresentou o fato como um atentado menor, os eventos revestem gravidade.

“Assinalam que foi uma ‘bomba de ruído’ mas em realidade o banheiro ficou destruído e se alguém tivesse estado ali tivesse morrido ou ficado ferido”, declarou uma fonte da universidade consultada por ACI Prensa.