“Escuto com satisfação quão pedidos vêm de alguns países da União Européia para acolher na Europa aos refugiados cristãos iraquianos mas é necessário também trabalhar para que os cristãos não sigam deixando o Iraque", disse o Bispo Auxiliar de Bagdá, Dom Shlemon Warduni.

Em declarações à agência italiana SIR, o Prelado advertiu que "existe o risco de que no país deixe de haver cristãos se é que não se trabalha para lhes garantir, como a toda a população, a segurança e a estabilidade".

Para o Bispo, "agora mais do que nunca é urgente sair ao encontro das centenas de milhares de refugiados cristãos que estão dispersos em Síria, Líbano, Jordânia e todos os outros países limítrofes. Para estes se poderia prever um recebimento sistematizado, respeitoso da dignidade humana nos países europeus, à espera de voltar para o Iraque quando a situação o permita".

Ao mesmo tempo, assinalou Dom Warduni, "é necessário que a comunidade internacional e o governo iraquiano façam o possível por dar segurança e estabilidade aos cristãos que estão no Iraque, assim como a toda a população afetada por esta guerra".

"É fundamental que os cristãos fiquem no país e que os que estiverem fora, possam voltar para suas casas, a seus trabalhos e seres queridos", finalizou.