O Presidente da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), Cardeal Francis George, destacou que a viagem do Papa aos Estados Unidos deixou uma Igreja mais forte, mais unida e cheia de entusiasmo para realizar sua missão.

Em entrevista concedida a Rádio Vaticano, o também Arcebispo de Chicago explicou que esta viagem mostrou "que Bento XVI é um mestre maravilhoso. Falou em modo claro da verdade em relação à liberdade, a paz, os direitos humanos, o ecumenismo. Penso em particular que suas palavras abrirão o caminho para um novo sentido da missão das Nações Unidas no mundo".

Depois de ressaltar a enorme "qualidade da mensagem do Papa", o Cardeal destacou o entusiasmo que gerou com sua visita, dada a "personalidade do Santo Padre que talvez não muitas pessoas conheciam bem: sua humildade, sua sinceridade, sua caridade e seu amor por todos, especialmente pelas vítimas dos abusos sexuais".

Logo sublinhou "a grande resposta dos jovens e a felicidade de um Pontífice que entrou em sintonia com eles. foi uma esperança realmente emocionante para o Santo Padre nestes dias".

Para o Arcebispo, esta viagem apostólica de Bento XVI "deixa à Igreja nos Estados Unidos mais forte, mais unida e certamente nos deixa os bispos com a força de fazer nosso trabalho de maneira mais eficaz; e por isso estamos extremamente agradecidos".

Ao falar da maneira direta com a que o Santo Padre abordou os abusos sexuais, o Cardeal George disse que "foi um grande alento e exemplo para nós, para continuar confrontando de modo amplo o problema, como ele mesmo disse, porque em toda a sociedade existem pessoas que sofrem abusos nas famílias, escolas e outros lugares; e as vítimas destes abusos não são respeitadas do mesmo modo em que sim se respeita às vítimas dos abusos sexuais cometidos por membros do clero".