O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, indicou que "para construir o futuro é importante que se desenvolva uma intensa, constante e sistemática pastoral vocacional".

Assim o expressou o Cardeal venezuelano ao presidir uma Eucaristia pelo início do ano jubilar pelos cem anos da congregação das Irmãs Catequistas de Lourdes.

"A pesar do secularismo que devemos combater inclusive dentro de nós mesmos; do desprezo e o abandono do religioso. A pesar do materialismo do mundo moderno e da superficialidade da juventude, sem dúvida, o Senhor seguirá chamando muitas jovens a unir-se a este exército de almas consagradas" nesta instituição, disse o Cardeal.

O Cardeal recordou em sua homilia de 19 de abril que entre finais do século XIX e princípios do XX, quando nasceu esta congregação, a situação para a Igreja Católica na Venezuela era "muito terrível e difícil".

Em 1870 tinham exilado ao Arcebispo de Caracas Silvestre Guevara e Lira; o bispo de Mérida, Dom Juan Hilario Bosset morreu a caminho do exílio ao cair da sela do cavalo; fecharam os conventos e o seminário de Caracas; além disso, confiscaram muitos dos bens da Igreja em todo o país; explicou o Arcebispo

Entretanto, nessas circunstâncias surgiram várias comunidades religiosas venezuelanas, entre estas a Congregação das Irmãs Catequistas de Lourdes; graças às "almas intrépidas, valentes e corajosas; cheias de entusiasmo e confiança em Deus" como as do Padre José Manuel Jiménez e a Madre Enriqueta de Lourdes, quem em quatro de abril de 1909, fundaram este instituto de vida consagrada, com o aval do Arcebispo de Caracas, Dom João Batista Castro; explicou o Cardeal Urosa.

Deste modo animou à comunidade a seguir trabalhando pela catequese, evangelização e as vocações, com um sentido de renovação apoiado no amor e a fidelidade, segundo os sinais dos tempos assumidos a partir das exigências do Evangelho de Jesus Cristo.

"Renovação é alegria na escuta da Palavra de Deus; entusiasmo e novo ardor na atuação apostólica; fortaleça nas adversidades; vivencia plena da fraternidade na vida comunitária; comunhão com a igreja local e seus legítimos pastores; caridade viva para os mais necessitados e impulso para anunciar a palavra de Deus nessa tarefa fundamental como são a catequese e a atitude vocacional", destacou o Arcebispo.