Com uma emotiva cerimônia de despedida no aeroporto internacional John F. Kennedy de Nova Iorque, o Papa Bento XVI terminou sua primeira visita aos Estados Unidos e antes de partir, prometeu manter em suas orações a esta nação.

Depois das palavras de agradecimento do Vice-presidente Dick Cheney, o Santo Padre assegurou que sua estadia foi abençoada “por muitas e inesquecíveis experiências do sentido de hospitalidade dos americanos. Desejo lhes expressar a todos vocês minha profunda gratidão por sua amável acolhida”.

O Pontífice agradeceu às autoridades civis e religiosas, para logo cumprimentar “os sacerdotes e religiosos, aos diáconos, aos seminaristas e aos jovens, e a todos os fiéis dos Estados Unidos”. “Os animo a perseverar dando um jubiloso testemunho de Cristo, nossa esperança, nosso Senhor e Salvador ressuscitado, que renova todas as coisas e nos dá a vida em abundância”, indicou.

O Papa assegurou que “a visita que esta manhã realizei à Zona Zero permanecerá profundamente gravada em minha memória”.

“Seguirei rezando pelos que faleceram e pelos que sofrem as conseqüências da tragédia acontecida em 2001. Rezo por todos os Estados Unidos, realmente por todo o mundo, para que o futuro traga uma maior fraternidade e solidariedade, um crescente respeito recíproco e uma renovada fé e confiança em Deus, nosso Pai que está no céu”, indicou.