O Cardeal colombiano Darío Castrillón Hoyos recordou a seu amigo e compatriota, o Cardeal Alfonso López Trujillo, como um "lutador fiel a Cristo", à Igreja e ao Papa, depois do trânsito deste último à Casa do Pai ocorrido no sábado 19 de abril na cidade de Roma.

Em declarações a Caracol Rádio, o Cardeal Castrillón destacou que o Cardeal López Trujillo era um homem "muito inteligente, muito estudioso, muito decidido a manter em alto os valores cristãos" e "pelo mesmo era um lutador fiel, fiel a Cristo, fiel à Igreja e fiel ao Vigário Cristo".

"Não é possível uma pessoa ser fiel a Cristo e à Igreja sem ser fiel ao vigário. Tinha uma fidelidade, por assim dizer, cega ao Papa, levando adiante o que era o pensamento do Santo Padre em cada um dos foros mundiais", disse o Cardeal Castrillón.

Para o Presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, o trânsito do Cardeal López Trujillo "é uma enorme perda para a Igreja na Colômbia, a Igreja na América, e a Igreja no mundo, porque era um enorme, forte lutador da causa de Deus".

"O senhor Cardeal teve um problema renal. Eu não conheço exatamente todas as especificações médicas. E finalmente tinha um problema do coração, um problema respiratório. Foi este último o que produziu o falecimento do Cardeal", explicou.

O Cardeal Castrillón comentou também que esteve "na cabeceira, estive ao lado dele até o momento em que expirou. Eu vi uma face serena, um rosto sereno. Não vi nenhuma angústia".

"Foi uma verdadeira agonia. Se podia perceber que lutavam a vida e a morte. Eu o percebia nos aparelhos eletrônicos da clínica. Até o momento que marcou zero o referente ao coração e expirou o Cardeal sem que apenas se notasse. No rosto quase não pude notar que o Cardeal tinha morrido", disse o Presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei.