O Papa Bento XVI enviou um telegrama de condolências pelo trânsito à Casa do Pai do Cardeal colombiano Alfonso López Trujillo, quem fora Presidente do Pontifício Conselho para a Família, acontecido aos seus 72 anos no sábado 19 de abril em Roma.

Na missiva dirigida a Aníbal López Trujillo, irmão do Cardeal, o Santo Padre expressa suas "mais sentidas condolências, assim como aos seus irmãos Flavio e Asdrúbal, e a todos seus familiares. Nestes dolorosos momentos me sinto muito próximo a todos vocês e peço a Deus, por intercessão de Nossa Senhora de Chiquinquirá (Padroeira da Colômbia), que conceda o eterno descanso a este infatigável pastor, tão generosamente entregue ao serviço da Igreja e do evangelho da vida".

O Pontífice destaca do mesmo modo "sua dilatada obra ministerial, desempenhada como sacerdote e Bispo Auxiliar de Bogotá, como Arcebispo de Medellín, Secretário e Presidente do Conselho Episcopal Latino-americano, Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia e, finalmente, como Presidente do Conselho Pontifício para a Família, é um claro testemunho de seu profundo amor à Igreja e de sua dedicação à nobre causa da promoção do matrimônio e da família cristã".

"Nesta circunstância, fico muito grato de lhes dar com afeto a confortadora bênção apostólica, que estendo com prazer àqueles que o assistiram, assim como aos bispos, sacerdotes, comunidades religiosas e fiéis que o acompanharam de perto com sua amizade e colaboração", finaliza o telegrama.

Nesta quarta-feira 23 de abril, às 11h, no altar maior da Basílica de São Pedro; o Cardeal Angelo Sodano, Decano do Colégio Cardenalicio, celebrará a Eucaristia em sufrágio pelo falecido Cardeal colombiano; junto a outros cardeais.

Seguidamente, Bento XVI presidirá a liturgia de exéquias: pronunciará a homilia e o rito da Ultima Commendatio" e do "Valedictio".