Esta decisão do governo segue à realizada em fevereiro deste ano quando, depois dos protestos de milhares de católicos, o regime decidiu devolver o local da antiga Nunciatura Apostólica à Igreja. Entretanto não há progressos até o momento que dêem sinais do cumprimento deste compromisso.

Conforme explicou o sacerdote vietnamita Pe.  J.B. An Dang ao CatholicNewsAgency.com, esta importante igreja foi construída em 1798 para comemorar a aparição da Virgem Maria. Foi reconstruída várias vezes e é o principal lugar de peregrinação para os católicos de Vietnam.

O Arcebispo de Foge, Dom Stephen Nguyen Nhu e seu Bispo Coadjutor, Dom Francis Van Hong, reuniram-se na quinta-feira passada com as autoridades do Luang Tri para tratar o tema. Na reunião, decidiu-se devolver 52 dos 58 acres confiscados pelo regime comunista. Dom Van Hong se encarregou então de comunicá-lo à Conferência de Bispos Católicos do Vietnam.

Em 1961 o Episcopado vietnamita declarou a igreja de La Vang como Santuário Nacional Mariano. Em 1962 Juan Pablo II a elevou à dignidade de Basílica Menor e em 1988 reconheceu publicamente a importância de Nossa Senhora de La Vang, expressando seu desejo de reconstruir o santuário para comemorar os 200 anos de sua primeira aparição.