Em sua homilia da Missa no estádio dos Nationals, perante 50 mil pessoas, o Papa Bento XVI pediu a todos os que conformam a igreja nos Estados Unidos que dêem frutos de conversão e reconciliação para poder encarar a crise atual da cultura.
Após lembrar dos 200 anos da diocese de Baltimore, a primeira dos Estados Unidos, o Santo Padre destacou que "a Igreja esta chamada em todo tempo e lugar a crescer na unidade mediante uma constante conversão a Cristo, cuja obra redentora é prclamada pelos sucessores dos Apóstolos e celebrada nos sacramentos".
"O mundo precisa do testemunho. QUem pode negar que o momento atual seja decisivo não somente para a Igreja na América, senão também para a sociedade em seu conjunto? É um tempo cheio de grandes promessas, pois vemos como a familia humana se reune de diversos modos, se tornando cada vez mais interdependente", disse logo o Papa

Depois de denunciar que perante esta urgência, "percebemos sinais evidentes de uma quebra preocupante dos fundamentos mesmos da sociedade: sinais de alienação, ira e contraposição em muitos contemporâneos nossos; aumento da violência, enfraquecimento do sentido moral, vulgaridade nos relacionamentos sociais e maior esquecimento de Deus", o Papa explicou que a Igreja "ve sinais de grandes promessas em suas numerosas paróquias sólidas e nos movimentos cheios de vida, no entusiasmo pela fé demostrada por muitos jovens, no número dos que a cada ano abraçam a fé católica e em um interesse cada vez maior pela oração e pela catequese".
"Mas ao mesmo tempo, percebe frequêntemente com dor que existe divisão e contrastes em seu seio, descobrindo também o fato desconcertante de que tantos batizados, em lugar de atuar como fermento espiritual no mundo, se inclinam a adotar atitudes contrárias a verdade do Evangelho", precisou.
Após afirmar que a "fidelidade e o valor com que a Igreja neste país conseguirá encarar os desafios de uma cultura cada vez mais secularizada e materialista dependerá em grande parte de vossa fidelidade pessoal ao transmitir o tesouro da nossa fé católica", Bento XVI destacou que "os jovens precisam ser ajudados para discernir a via que conduz até a verdadeira liberdade: a via de uma sincera e generosa imitação de Cristo, a via da entrega à justiça e a paz".
Depois de assinalar que os jovens precisam que aqueles que os guiam estejam adeuqdamente formados na fé, o Papa lembrou que "no contexto desta esperança nascida do amor e da fidelidade de Deus reconheço a dor que a Igreja na América sofreu como consequência do abuso sexual de menores. nenhuma palavra minha poderia descrever a dor e o dano produzido por tal abuso. É iportante que se preste uma cordial atenção pastoral aos que a sofreram".
"Também não posso deixar de exprimir adequadamente o dano que se fez dentro da comunidade da Igreja. Já se fizeram grandes esforçcos para encarar de maneira honesta e justa esta trágica situação e para assegurar que as crianças -aos que o nosso Senhor ama profundamente e que são o tesouro maior- possam crescer em uma ambiente seguro. Estes esforços para proteger às crianças devem continuar", prosseguiu.
Em seguida exortou a "cada um de vós a fazer quanto vos seja possível para promover a recuperação e a reconciliação, e para ajudar aos que foram danificados. Vos peço também que ameis aos vossos sacerdotes e os reafirmem no excelente trabalho que realizam".
"Que vós, mediante as vossas orações, o testemunho da vossa fé e a fecundidade de vossa caridade, indiqueis o caminho que conduz a esse horizonte imenso de esperança que Deus está abrindo também hoje à vossa Igreja, mais ainda, à humanidade toda: a visão de um mundo reconciliado e renovado em Jesus Cristo, o nosso Salvador. A Ele a honra e a gl'roia, agora e sempre. Amém", concluiu o Papa a sua homilia em inglês.