Ante 50 mil pessoas reunidas para a Santa Missa no estádio dos Nationals nesta capital, o Papa Bento XVI encorajou, falando em espanhol, os latinos nos Estados Unidos a serem "testemunhas de seu amor e semeadores da esperança que Ele veio nos trazer e que jamais defrauda".

"Desejo saudar-lhes com as mesmas palavras que Cristo Ressuscitado dirigiu aos Apóstolos: 'Paz a vocês'. Que a alegria de saber que o Senhor triunfou sobre a morte e o pecado lhes ajude a serem, lá onde se encontrem, testemunhas de seu amor e semeadores da esperança que Ele veio nos trazer e que jamais defrauda", disse o Papa.

Logo os exortou a não deixarem-se vencer "pelo pessimismo, a inércia ou os problemas. Antes bem, fiéis aos compromissos que adquiriram em seu batismo, aprofundem cada dia no conhecimento de Cristo e permitam que seu coração fique conquistado pelo seu amor e pelo seu perdão".

"A Igreja nos Estados Unidos, acolhendo em seu seio tantos de seus filhos emigrantes, foi crescendo também por causa da vitalidade do testemunho de fé dos fiéis de língua espanhola", continuou.

Por isso, prosseguiu o Papa, "o Senhor lhes chama a seguirem contribuindo ao futuro da Igreja neste País e à difusão do Evangelho. Só se estiverem unidos a Cristo e entre vocês, seu testemunho evangelizador será acreditável e florescerá em copiosos frutos de paz e reconciliação em meio de um mundo muitas vezes marcado por divisões e enfrentamentos".

Finalmente o Santo Padre precisou que "a Igreja espera muito de vocês. Não a defraudem em sua doação generosa. 'O que receberam grátis, dêem-no grátis'. Amém".