Um recente vídeo mostra ao Cardeal Francis Arinze, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, comentando o assunto de políticos católicos que abertamente aceitam o aborto e pretendem comungar. Nele, o Cardeal expõe um simples exemplo capaz de ser resolvido por Crianças de Primeira Comunhão para solucionar este assunto.

Conforme informa CatholicNewsAgency.com, falando em uma sessão de perguntas e respostas no Familyland USA 2007, o Cardeal, ao ser questionado sobre se os políticos católicos que aceitarem o aborto podem receber a Comunhão, respondeu com uma pergunta também: "Em realidade necessitam a um cardeal do Vaticano para responder isso?"

"Procure Crianças que se preparam para a Primeira Comunhão e falem-lhes que tem alguém que vota pelo assassinato de bebês não nascidos; e que também diz: 'Eu votei por isso, e votarei assim cada vez que tenha que fazê-lo e estes bebês serão assassinados, não um nem dois, porém milhões'; e esta pessoa diz também 'sou um católico praticante'… Pode esta pessoa receber a Comunhão ao seguinte domingo?", disse o Cardeal.

"As Crianças de Primeira Comunhão responderão a isso em menos do que canta um galo. Não precisam vocês de um cardeal para responder a isso", concluiu o Prefeito vaticano.

O Cardeal Arinze precisou também que "o assunto está então muito claro"; e que a opção de alguns católicos de não opor-se a este crime, converte-os também em abortistas.