Em recentes declarações, o secretário geral da Real Academia de Jurisprudência e Legislação, Rafael Navarro Valls, afirmou que em vários países existe um retorno à defesa do matrimônio entre varão e mulher, porque o consideram a base do "modelo ideal de família".

Segundo o jornal O Universo, o perito recordou a princípios de mês as numerosas medidas legais dadas em diversos países para proteger a família, como o "matrimônio blindado", estabelecido em vários estados dos Estados Unidos, como Louisiana, Arizona e Arkansas.

Esta iniciativa consiste em uma declaração feita pelos contraem matrimônio, no que expressam que "se no futuro tivéssemos especiais dificuldades em nossa união, comprometemo-nos a realizar todos os esforços razoáveis para manter o matrimônio, incluído o assessoramento de peritos".

Navarro Valls também destacou a emenda debatida no Senado dos Estados Unidos que promove leis que defendam o matrimônio entre um homem e uma mulher.

No caso de outros países, está a anulação das leis que permitiam as uniões homossexuais em Camberra, capital da Austrália; e a intenção do novo Governo canadense de derrogar as vigentes leis de uniões do mesmo sexo.

No caso da Espanha, o jurista indicou que "tanto os estudos mais recentes do Centro de Investigações Sociológicas, como os estudos de valores ou de juventude, atribuem à família a máxima importância na vida, por cima dos amigos, o trabalho ou a competência profissional".

"Em uma valoração de 1 a 10, a família apoiada no matrimônio e com filhos de ambos os cônjuges alcança mais de um 9 de pontuação, sendo o mais próximo ao ‘modelo ideal de família’", assinalou.