A Nunciatura Apostólica no Paraguai publicou um breve comunicado no que precisa que "a posição da Igreja Católica, expressa em documentos da Santa Sé e da Conferência Episcopal Paraguaia a respeito da situação canônica e atividade político-partidária do Dom Fernando Lugo, não variou".

Em comunicado de imprensa com data 14 de abril, a Nunciatura precisa que publica este texto explicativo "diante de afirmações aparecidas recentemente em alguns meios de comunicação social", nas que se indicava, entre outras coisas, que o bispo rebelde contaria com uma dispensa para participar ativamente na política de ganhar as eleições, assunto que desmente este texto.

Depois de assinalar que "é praxe da Santa Sé processar os fatos quando estes se produzam" a missiva sublinha que "a medida disciplinar de sua suspensão 'a divinis' constitui uma sanção e não uma faculdade".

Para conhecer mais em detalhe a medida disciplinar da Santa Sé sobre o Bispo Emérito de São Pedro, Dom Fernando Lugo, pode ingressar em: http://www.aciprensa.com/noticia.php?n=15591