O Papa Bento XVI se reuniu durante 45 minutos com o Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Conforme informa a Casa Branca, entre os temas tratados esteve a situação de Meio Oriente, a defesa da vida e a família; entre outros temas importantes.

A Casa Branca indicou em seu comunicado que se trataram distintos "temas morais e religiosos nos que ambos estão comprometidos".

Entre os temas conversados estiveram "o respeito à dignidade da pessoa humana, a defesa e promoção da vida, o matrimônio e a família, a educação de futuras gerações, os direitos humanos e a liberdade religiosa, o desenvolvimento sustentável e a luta contra a pobreza e as pandemias, especialmente na África".

Segundo a declaração da Casa Branca, outro tema tratado foi o uso da religião para justificar o terrorismo; rechaçado por ambos totalmente; "assim como a manipulação da religião para justificar atos imorais e violentos contra inocentes".

A situação no Meio Oriente foi um assunto ao que dedicaram um tempo considerável. Entre os temas tratados ao respeito estiveram "a resolução do conflito israelense-palestino em linha com a visão dos estados vivendo um ao lado do outro em paz e segurança, seu mútuo apoio para a soberania e independência do Líbano, e sua mútua preocupação pelo precário estado das comunidades cristãs na região".

Ambos expressaram também sua esperança em botar fim à violência e a pronta solução às crises que afligem à região.

Finalmente, diz a declaração da Casa Branca, trataram o assunto da imigração: "a necessidade de uma política coordenada" respeito dela, "especialmente o trato humano e o bem-estar das famílias dos imigrantes".