Patiño, que nasceu em Medellín e vive em Yonkers, recebeu a notícia depois de um concurso de méritos ao estudo e ao trabalho no seminário. “Publicaram as listas, fui e olhei, e vi que iria carregar a mitra durante a Missa dos Yankees. Pensei que tinham errado mas depois vi que não. Estou super feliz”, comentou em uma recente entrevista a Caracol Radio.

“Na sexta-feira que o Papa chega de Washington vamos à sede da ONU e lá estaremos enquanto faz a sua apresentação, logo no sábado vou participar da Missa do Santo Padre na Catedral”, contou.

É “um privilégio muito grande também porque é a primeira vez que um Papa celebra Missa na catedral de São Patrício em Nova Iorque”, assegurou Patiño.

Depois de indicar que quando contou a notícia a sua mamãe, ela “não agüentou as lágrimas”, o futuro sacerdote afirmou que ao ter a oportunidade de reunir-se com o Pontífice lhe pedirá duas coisas. “A primeira é que nos ajude”, disse. “Vou dizer Santo Padre, ajude-nos a resolver os problemas na Colômbia, você nos pode ajudar”, e o segundo é “uma bênção, bem, bem especial para a Colômbia”, asseverou.