Dom Montesdeoca nasceu em 29 de abril de 1957 na localidade de El Pan (Equador). Cursou os estudos primários na escola Nicanor Curral e os secundários no Colégio Salesiano Orientalista de Concha. Estudou filosofia no Instituto Superior Salesiano, então anexo à Pontifícia Universidade Católica do Equador (hoje Universidade Politénica Salesiana), onde conseguiu o mestrado de ciência e educação com especialização em psicopedagogia. Estudou teologia em Roma, na Pontifícia Universidade Salesiana.

Estudou o Doutorado em ciências tecnológicas e sagrada escritura na mesma casa de estudos, e atualmente prepara a tese doutoral. Emitiu sua profissão perpétua em 24 de maio de 1982 e foi ordenado sacerdote em 30 de agosto de 1986.

Desempenhou, entre outros, os seguintes cargos: Professor e conselheiro no Instituto Superior Salesiano, em Quito; Professor do Colégio Santo Tomás; Pároco da Missão del Limón (Méndez) e encarregado da pastoral juvenil da escola salesiana; formador e vigário do pós-noviciado salesiano de Quito; Diretor da Comunidade salesiana El Girón em Quito.

Para o governo pastoral do Vicariato de Méndez, cuja superfície é de 25 mil e 691 quilômetros quadrados e cuja população é de 120 mil católicos, o novo Bispo conta com a ajuda de 38 sacerdotes e 98 religiosas.